Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Ushler, John


Ushler, John
John Ushler está naquela categoria de Mestres Disney dos quais nunca se ouviu falar, mas que quando nos mostram as histórias que ele produziu vemos que são velhas conhecidas nossas.

"A Ilha Do Tesouro" (Revista Clássicos Walt Disney - 1968/70, No. 3, de 1969). "Davy Crockett" (Revista Tio Patinhas, No. 48, de 1969). "A Família Do Robinson Suíço" (Revista Clássicos Walt Disney - 1968/70, No. 12, de 1969). Como primeiros exemplos, três histórias com quadrinizações de filmes com personagens humanos, a especialidade de Ushler. Trata-se de três clássicos da literatura juvenil - "A Ilha do Tesouro", "Davy Crockett" e "A Família do Robinson Suíço" - que foram adaptados para as telas pelos Estúdios Disney e depois, aproveitando o sucesso, publicados na forma de quadrinhos, em revistas.

"O Defensor" (Revista Mickey, No. 207, de 1970). "O Ajudante Invisível" (Revista Tio Patinhas, No. 69, de 1971). "O Valente de Monterrey" (Revista Tio Patinhas, No. 5, de 1965). Mais três exemplos de histórias produzidas para as telas (cinema ou TV) e adaptadas para os quadrinhos por John. Aqui se tratam de séries: a primeira com o advogado mexicano do velho oeste, Elfego Baca, a segunda com o ranger também do velho oeste, Texas Bill e a terceira com o justiceiro mascarado da velha Califórnia, o conhecido Zorro. Em todos os casos podemos observar o traço acurado de Ushler que nos apresenta os personagens tal e qual eles são nos filmes.

"Terra Do Velho Oeste" (Revista Tio Patinhas, No. 62, de 1970). Aqui uma história interessante onde John Ushler desenha os personagens humanos enquanto que Tony Strobl (vide Características de Tony Strobl) desenha os patos. Porém eles não interagem, diferente da "Trilogia da P.I." (abril de 1966) onde Paul Murry desenha Mickey e Pateta enquanto Dan Spiegle desenha os humanos e todos aparecem ao mesmo tempo. Nesta história, de setembro de 1955, com título original de "Frontierland" os patos - no traço de Strobl - fazem a introdução e a conclusão, enquanto John Ushler desenha a história propriamente dita estrelada por Davy Crockett.

"O Natal Da Bela Adormecida" (Revista Mickey, No. 158, de 1965). Finalizando, uma história com roteiro de Frank Reilly, que irá emocionar os velhos fãs Disney do Brasil. Trata-se de um "Especial de Natal" apresentando um improvável (para não dizer "impossível") "crossover" entre Princesa Aurora (a Bela Adormecida), Príncipe Felipe (agora seu marido), Flora, Fauna e Primavera (as Três Fadas Madrinhas), e enfim, todo o Reino Encantado com, nada mais nada menos que.... o Professor Ludovico!
Nessa história John Ushler prova que para ele desenhar não era mistério. Tanto os personagens humanos quanto o pato sábio são representados com primor.
Ushler, como já foi dito, especializou-se em desenhar personagens humanos, mas se quisesse ou se tivesse sido solicitado, desenharia ótimas histórias com quaisquer personagens da Galeria Disney.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Técnico: Paulo Ricardo Abade Montenegro
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.